Centro Social e Paroquial do Burgo está a promover programa de Acolhimento Familiar

Nova resposta social tem como mote “A esperança do olhar de uma criança depende de si”

O Centro Social e Paroquial de S. Salvador  Burgo de Arouca, ao longo do seu largo percurso tem procurado servir a comunidade em geral, mas tal como a IPSS adiantou ao nosso jornal, “especialmente dar alento e ser a voz daqueles que se encontram à margem da sociedade, num caminho de amor ao próximo, solidariedade, entrega e dedicação”.

Neste seguimento a instituição abraçou uma nova causa de apoio à comunidade, mais precisamente no âmbito do Acolhimento Familiar.  A iniciativa tem como objetivo a Promoção dos Direitos de crianças/jovens em Perigo permitindo a sua colocação, de forma temporária,( desta criança ou jovem), num meio familiar estável, garantindo, deste modo, “o afeto, bem-estar e pleno desenvolvimento”, tal como “o seu direito a viver com uma família”, sendo que não existe um prazo definido para a duração do acolhimento.

Esta nova resposta social vai abarcar todos os municípios do distrito, e tem como ponto de partida a reflexão das fragilidades e das lutas pessoais de cada criança e jovem institucionalizado. Podem candidatar-se a Família de Acolhimento, famílias e pessoas singulares que tenham entre 25 e 65 anos, não sejam candidatos a adoção e não tenham relação de parentesco com a criança/ jovem acolhida.

Em Portugal, apenas 3% das crianças em perigo encontram-se em contexto de acolhimento Familiar, contrariamente ao que se verifica noutros países da Europa, onde esta percentagem é significativamente superior (em Espanha, por exemplo, esta percentagem é de 60%).

“É o momento de mudar o paradigma e ajudar quem mais precisa! Ajudar as Crianças/Jovens deste país!”, referiu a IPSS concelhia. A equipa do Acolhimento Familiar da instituição encontra-se disponível para esclarecer dúvidas e para acompanhar e apoiar as Famílias de Acolhimento ao longo de todo o processo.

© 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica