Realizou-se no passado dia 29 de maio, no Burgo, o jantar comemorativo do 25 de Abril, em ambiente de “confraternização e alegria”, tal como referiu a coordenação concelhia da CDU em Arouca.
A intervenção política foi efetuada por Mafalda Guerreiro, membro do Comité Central do PCP que realçou que comemorar a Revolução de Abril, é comemorar o levantamento militar dos Capitães de Abril, o levantamento popular , a determinada ação das massas populares, a conquista da liberdade, da democracia, da paz, de direitos económicos – do alargamento do direito a férias e do subsídio de férias, entre outros, de direitos sociais e culturais, do acesso à saúde – SNS, ao ensino – Escola Pública ( num país então com elevada taxa de analfabetismo), tendo muitos desses direitos a posterior consagração legal e na Constituição da República Portuguesa.
Mafalda Guerreiro mais referiu que a hoje evidente degradação dos serviços públicos é o resultado da política de desinvestimento prosseguida por sucessivos governos, em especial no SNS, com a entrega crescente de fundos aos grupos privados do negócio da doença, em vez do investimento em instalações, equipamentos e recursos humanos do SNS.
Além disso acrescentou que é manifesto o agravamento das condições de vida da grande maioria da população, em simultâneo com o crescimento exponencial dos lucros dos grandes grupos económicos. A mesma apelou à participação dos presentes na jornada de luta do 1º de Maio e na acção em defesa do SNS, agendada para 20 de Maio, junto ao Hospital de S. João, no Porto.
Terminou a intervenção expressando a confiança no povo para fazer frente às adversidades, “sejam elas quais forem” que venham a surgir, para construir um futuro de progresso e justiça social, com os valores de abril.