Arouquenses tiveram o controlo, mas sem dominar, a vantagem mínima escapou no final
No final da tarde deste sábado, o Arouca regressou ao Estádio Municipal para, dois jogos depois, jogar em casa. Desta feita, o adversário foi o AFS. A equipa de Terras de Santa Mafalda esteve com o controlo do jogo e do resultado durante grande parte do jogo, mas, na reta final da 2ª parte, o adversário sufocou os arouquenses e chegou ao empate (1-1).
Em relação ao último jogo, o treinador do Arouca, Gonzalo García, trocou o castigado Yalçin por Jason, subindo Trezza para ponta de lança. Do lado do AFS, Vítor Campelos promoveu duas trocas: Jorge Teixeira e Luís Silva renderam Roux e o lesionado Lucas Piazón.
Controlo total arouquense: assim se poderiam resumir os primeiros 45 minutos. O pontapé de saída foi dado pelos Lobos de Arouca e seriam eles a estarem por cima do jogo e com bola durante praticamente toda a primeira parte. Contudo, ainda que tivessem bola, o controlo não era um domínio, já que estava complicado chegar à área, graças à defensiva forasteira, que sucessivamente bloqueava os cruzamentos vindos das faixas.
Aos 10’, Jason registou a primeira oportunidade de perigo concreto, com um remate bem forte a passar rente ao poste direito. Depois de David Simão, Sylla e Esgaio terem tentado a sua sorte (das três, a melhor chance foi a de Sylla, que atirou rasteiro para defesa de Ochoa), à passagem da meia hora de jogo, Jason desbloqueou o nulo. Numa combinação pelo meio (e uma das primeiras por essa zona), a bola saltitou entre alguns homens e acabou no pé do espanhol que, após combinar com Trezza, apareceu na cara de Ochoa e rematou forte para o fundo das redes, deixando o guardião mexicano pregado ao relvado. Até ao intervalo, dar nota da reação bastante tímida dos visitantes, mas que ainda assim tiveram uma oportunidade de perigo, aos 37’, quando Jorge Teixeira, isolado e na cara do golo, atirou por cima da barra.
No segundo tempo, a chuva foi aumentando, mas o jogo foi-se mantendo igual: bola maioritariamente na posse do Arouca, saída de jogo desde trás, pautada e apoiada, entrando na área pelos flancos. Contudo, assim como no primeiro tempo, a tarefa de rematar foi sendo dificultada pela defensiva visitante, onde Devenich se destacou. Após a hora de jogo, e já com trocas de parte a parte, o AFS foi crescendo no encontro e testando a solidez defensiva dos arouquenses. Mesmo sem registarem remates, a equipa de Santo Tirso empatou a partida ao minuto 76, de grande penalidade. Ao disputar um cruzamento, Fontán apoiou-se nas costas de Zé Luís, o avançado caiu e o árbitro, perto do lance, não hesitou e deu penálti. Na conversão, Gustavo Assunção não vacilou, atirando para o lado contrário ao escolhido por Mantl.
O golo foi o estímulo que a equipa de Vítor Campelos necessitava, já que estes começaram a partir fortemente para o ataque e sufocaram a equipa de Terras de Santa Mafalda. Num espaço de 3 minutos, Rodrigo Ribeiro, aos 79’, Vasco Lopes, um minuto depois, e Zé Luís, aos 81’, estiveram bem perto de consumar a reviravolta. Até ao final, a partida foi muito intensa, com várias faltas e duelos intensos. As balizas foram fechadas, mas Esgaio registou a ameaça mais perigosa da compensação.
Com este resultado, o Arouca fica em 13º à condição (7 pontos), ao passo que o AFS passa para o 10º posto (9 pontos). Após a pausa para seleções, ambas as equipas vão disputar o seu primeiro encontro nesta edição da Taça de Portugal: os arouquenses contra o Maria da Fonte, já o AFS é contra Os Sandinenses.
Tempo de compensação: 2 minutos na primeira parte, 5 na segunda.
Espetadores: 1113
Suplentes Arouca:
Valido (GR), Weverson, Lamba, Alex Pinto (DF), Loum, P.Santos, (MD), Puche, Marozau, H.Araújo (AT)
Ficaram de fora Kouassi, Quaresma, Galovic, Busquets, Vitinho, M.Rocha, P.Moreira (lesão), Thiago, Pablo.
Suplentes AFS:
Trigueira (GR), L.Alaba, Nacho.R, Rafael.R (DF), Lucca, Aburjania, (MD), Vasco.L, Akinsola, Zé Luís(AT)
Substituições Arouca:
67 – Saiu Sylla, entrou P.Santos
74 – Saíram D.Simão e Ivo, entraram Henrique.A e Loum
87 – Saíram Jason e Trezza, entraram Weverson e Puche
Substituições AFS:
65 – Saíram Luís Silva, Kamate e Mercado, entraram Vasco.L, Akinsola e Zé Luís
78 – Saiu J.Grau, entrou Aburjania
85 – Saiu Devenich, entrou Nacho.R
Arbitragem:
David Silva, Tiago.C, Nelson.C e Daniel.V. No VAR, Vasco Santos e David.M
Disciplina Arouca:
Cartão amarelo a Ivo (7), D.Simão (59), Fontán (75).
Disciplina AFS:
Cartão amarelo a Luís Silva (45+2), F.Fonseca (87).
Os onzes titulares de Arouca e AFS
Foto: Pedro Fontes
Simão Duarte