Guerreiros do Minho vencem um Arouca lutador (1-2)

Na estreia de Vasco Seabra, arouquenses lutaram contra a corrente

O FC Arouca, com novo técnico, recebeu o Braga na tarde/noite deste domingo. O encontro, muito disputado desde o primeiro minuto, terminou com resultado favorável aos bracarenses (1-2).

Vasco Seabra, no primeiro onze, registou duas trocas: Trezza e Yalçin entraram para os lugares de Henrique Araújo e Sylla. Já Carlos Carvalhal, em relação ao último jogo para a Liga, rendeu o capitão Ricardo Horta e Gharbi por Zalazar e El Ouazzani.

Na antevisão ao encontro, Vasco Seabra falara em “raça” e este é o melhor adjetivo para descrever o primeiro tempo. Após um cabeceamento de Trezza ao primeiro minuto, o Braga assumiu o domínio do encontro até chegar à vantagem. Corria o minuto 15 quando, na sequência de um canto, a bola bateu no braço de David Simão e o árbitro da partida, junto ao lance, apontou para  a marca de grande penalidade. Na cobrança, Bruma inaugurou o marcador, rematando para a esquerda – Mantl atirou-se para a direita. Daí até ao intervalo, pelo meio de alguns cartões amarelos e pontapés de canto, destacou-se uma dupla oportunidade de Ivo Rodrigues. Na primeira situação, assistido por Yalçin, o extremo português, dentro da área, atirou para uma defesa complicada de Matheus. No lance seguinte, Ivo atirou cruzado para defesa mais segura do guardião bracarense. E quando o Arouca se preparava para um terceiro canto em cima da compensação, o árbitro apitou para intervalo, caminhando para o túnel sob enormes protestos dos adeptos arouquenses.

O arranque do segundo tempo trouxe um Arouca aguerrido, em busca de reverter o 0-1, mas sem baliza para ambos os lados. Coincidentemente, no primeiro remate dos bracarenses no segundo tempo, estes dilataram a vantagem. Assistido por André Horta, El Ouazzani apareceu nas costas da defensiva arouquense e atirou de trivela para o fundo das redes. O lance passou pelo crivo do VAR, mas foi validado, visto que o avançado estava em jogo por 26 cms. A tarefa da equipa de terras de Santa Mafalda tornou-se ainda mais difícil, mas os comandados de Vasco Seabra não desistiram e continuaram a apertar o adversário. Ainda que as chances não fossem muitas, o Arouca tinha mais bola e esteve várias vezes instalado no meio campo adversário. À entrada para o quarto de hora final, o recém entrado Sylla aproveitou uma segunda bola para obrigar Matheus à defesa do jogo. O remate, com bastante força, levava selo de golo! O ditado “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” acabou por se aplicar em cima do minuto 90. O cruzamento de Esgaio pela direita encontrou, no segundo poste, a cabeça de Pedro Santos, que atirou ao poste. Com Matheus no chão, Sylla aproveitou para reduzir a desvantagem. Na reta final, onde o coração falou mais alto, o Arouca rondou a área adversária, mas não conseguiu marcar o golo do empate. O apito final soou quando Jason se preparava para efetuar um lançamento, voltando a enfurecer as bancadas e o banco arouquense, que se fizeram ouvir, com Joel Pinho a ser expulso por protestos.

Com este resultado amargo perante a exibição, o FC Arouca mantém-se em 15º, um lugar acima da linha de água, e prepara-se para uma visita ao terreno do Famalicão, treinado por Armando Evangelista, um velho-conhecido dos arouquenses.

Tempo de compensação: 1 minuto na primeira parte, 5 na segunda.

Espetadores: 1631

Suplentes Arouca:

Valido (GR), Lamba, Alex Pinto, Quaresma (DF), Loum, P.Santos, Sylla, Pablo (MD), H.Araújo (AT)

Ficaram de fora Kouassi, Galovic, M.Rocha, (lesão), Thiago, Busquets, P.Moreira, Puche, Vitinho, Marozau, Weverson.

Suplentes Braga:

Hornicek (GR), V.Gomez, A.Marín (DF), Gharbi, Gorby, R.Horta (MD), Guitane, Gabri.M, Roberto (AV)

Substituições Arouca:

60 – Saíram Fukui e Yalçin, entraram Sylla e P.Santos

72 – Saíram Danté e Ivo, entraram Quaresma e H.Araújo

83 – Saiu Fontán, entrou Pablo

Substituições Braga:

57 – Saíram A.Horta e Zalazar, entraram R.Horta e Gorby

73 – Saíram Roger e Bruma, entraram Gharbi e Gabri.M

92 – Saiu El Ouazzani, entrou R.Fernández

Arbitragem:

Ricardo Baixinho, Andreia.S, D.Pereira e Sérgio.C.J. No VAR, Fábio Melo e André.D

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a Trezza (6’), Fontán (9’), D.Simão (24’). Vermelho a Joel Pinho após o apito final

Disciplina Braga:

Cartão amarelo a Zalazar (28’), V.Carvalho (69’)

 

Equipas iniciais de Arouca e Braga

Foto: Pedro Fontes

Texto: Simão Duarte

© 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica