Arouca acolhe iniciativa dedicada às mulheres agricultoras

A Casa da Cultura de Arouca, sediada no edifício da Academia de Música, vai acolher no próximo sábado o evento “Agricultoras Familiares – O(s) valor(es) que produzem”, dedicado às mulheres agricultoras e rurais.

Organizado pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura), a MARP (Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais Portuguesas), a UABDA (União dos Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro) e o MDM (Movimento Democrático de Mulheres) e com apoio do Município arouquense, este evento vai iniciar-se às 9h30, com a abertura a cargo da vice-presidente Cláudia Oliveira. Meia hora depois, Isabel Magalhães da CNA irá debruçar-se sobre a temática “As agricultoras familiares em Portugal”, seguindo-se a apresentação do estudo “Valorização do trabalho das mulheres agricultoras e rurais” e também da “Caderneta da Mulher Agricultora e Rural”.

“A importância da Mulher Rural, no desenvolvimento dos seus territórios, nem sempre é acompanhada pelo reconhecimento de que esta participação aporta valores, tanto económicos, como culturais, sociais e ambientais. Para dar resposta a esta problemática, lançamos a “Caderneta da Mulher Agricultora e Rural”, desenvolvida no âmbito de um projeto do MDM com a MARP. A caderneta, que vai ser apresentada nesta iniciativa, é um instrumento que permite medir e sistematizar o valor económico do trabalho das mulheres, de forma a valorizar e dar visibilidade à contribuição das agricultoras na manutenção dos campos, na promoção da agroecologia e da soberania alimentar.”, elaborou a organização no comunicado enviado às redações.

Cartaz e agenda completa do evento

Texto: Simão Duarte

© 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica