Castelo de Paiva investe em formação de Suporte Básico de Vida

Alunos da Escola Secundária foram os visados

A Escola Secundária de Castelo de Paiva, a 18 de novembro, uma ação de formação em Suporte Básico de Vida. A iniciativa foi realizada no âmbito da terceira edição do projeto “Somos Um”, da Associação Nacional de Emergência, Socorro e Catástrofe.

Esta ação, certificada pelo INEM, foi dirigida aos alunos do 11.º ano e teve como objetivo ensinar e capacitar os mais novos a reconhecer os primeiros sinais de um acidente vascular cerebral e/ou de um enfarte agudo do miocárdio, e a atuar em situações de emergência.

Durante a formação, os alunos aprenderam a avaliar se as condições de segurança estão garantidas para prestar auxílio, a analisar o estado da vítima, a contactar os serviços de emergência, a indicar as informações necessárias, e a iniciar o suporte básico de vida.

A ação, promovida pela Câmara Municipal, representa mais um investimento do Município e realizou-se em parceria com a Escola Secundária de Castelo de Paiva e a Associação de Nacional de Emergência, Socorro e Catástrofe.

Nesta jornada de formação, marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha, o coordenador na ANESC, Filipe Serralva, e a diretora do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, Beatriz Rodrigues.

Iniciada em 2022, a iniciativa da Associação Nacional de Emergência, Socorro e Catástrofe pretende ainda mitigar a baixa literacia em saúde dos mais jovens e promover a segurança.

Criado por vários profissionais da área de saúde na região de Penafiel, o projeto da ANESC procura formar, de forma continuada, alunos, funcionários e professores das escolas do Tâmega e Sousa com técnicas de suporte básico de vida.

O projeto “SOMOS UM” conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e da Ordem dos Enfermeiros.

© 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica