Primeira vitória da era Vasco Seabra marcada pela enorme coragem arouquense
Na receção ao Santa Clara, o último classificado FC Arouca voltou às vitórias para a Liga, algo que não acontecia desde 22 de setembro, há sete jornadas! Perante a grande surpresa do campeonato, foi surpreendente a capacidade arouquense de se impor no jogo e anular o adversário do início até ao fim, conquistando, pela margem mínima (1-0), os primeiros três pontos da era Vasco Seabra.
Em relação ao último jogo, Vasco Seabra trocou David Simão (em dúvida) e Danté por Pedro Santos e Weverson. Já Vasco Matos também trocou duas peças: Frederico Venâncio e Safira renderam Klismahn e Matheus Pereira.
Ainda que o jogo tenha começado a ritmo médio/baixo, desde cedo os arouquenses assumiram as rédeas do encontro e mostraram uma enorme vontade de reverter a situação na tabela em que se encontram. O Santa Clara, de forma algo invulgar, revelou bastantes dificuldades em chegar ao ataque, algo impulsionado pelos comandados de Vasco Seabra, que iam-nos encostado à parede.
Apesar da circulação de bola e intensidade no jogar, a primeira chance surgiu apenas aos 15 mins, quando Loum recuperou muito bem a posse de bola em zona subida e assistiu Jason, com o desvio do espanhol a não ter obtido a precisão necessária. Daí em diante, a equipa de terras de Santa Mafalda somou um punhado de chances, das quais a mais flagrante pertenceu a Morlaye Sylla: na sequência de um canto, o médio aproveitou uma segunda bola para atirar à barra.
Antes do intervalo, nota ainda para a saída por lesão de Henrique Araújo, com o ponta de lança a ter-se mostrado frustrado com isso, pois ainda não conseguiu encontrar a sua melhor forma no vale de Arouca.
No arranque do segundo tempo, o filme do encontro manteve-se, com o poderio dos caseiros a fazer-se sentir em igual intensidade, faltando apenas um pitada extra na tomada de decisão à frente da baliza. Tal apareceu ao minuto 66, com Jason a repetir o brilhantismo que mostrou na Amadora: na cobrança de livre à entrada da área, colocou-a eximiamente no fundo das redes. Gabriel Batista ainda tocou no esférico, mas nada podia fazer para evitar este belo golo.
Vasco Matos apercebeu-se que era preciso mudar algo e trocou quatro peças, mas o desfecho já estava decidido. Assim, o FC Arouca conquistou o primeiro triunfo desde há já muito tempo, fazendo com que o Santa Clara continue sem vencer ao jogar no vale arouquense.
Na próxima jornada, o FCA desloca-se ao terreno do Casa Pia. Já o Santa Clara regressa a Alvalade, em jogo para a Taça de Portugal.
Tempo de compensação: 4 minutos na primeira parte, 4 na segunda.
Espetadores: 1307
Suplentes Arouca:
Valido (GR), Popovic, A.Pinto (DF), Pablo, Fukui, D.Simão (MD) Yalçin, Puche, Marozau (AT)
Ficaram de fora Vitinho, Galovic (lesão), Quaresma, M.Rocha, P.Moreira, Busquets, Danté, Kouassi (opção)
Suplentes Santa Clara:
Neneca (GR), L.Soares, G.Ramos, Habraão (DF), P.Ferreira, D.Borges, Klismahn (MD), J.Costa (AV)
Substituições Arouca:
42 – Saiu H.Araújo, entrou Yalçin
85 – Saíram Sylla e P.Santos, entraram Fukui e Popovic
90+2 – Saíram Trezza e Yalçin, entraram Pablo e Marozau
Substituições Santa Clara:
74 – Saíram Serginho, Safira, Calila e Venâncio, entraram Klismahn, J.Costa, L.Soares e P.Ferreira
Arbitragem:
André Narciso, Vasco.M, Luís.V e Marcos.B. No VAR, Bruno Vieira e Pedro.F
Disciplina Arouca:
Cartão amarelo a Fontán (63’), Jason (64’),
Disciplina Santa Clara:
Cartão amarelo a D.Calila (66’), P.Ferreira (77’)
Texto: Simão Duarte
Foto: Pedro Fontes