FC Arouca termina a primeira volta com vitória suada no Bessa (1-3)

Arouquenses jogaram a 2ª parte toda com mais um em campo, mas só nos últimos instantes é que sentenciaram a partida

No último encontro da primeira volta da Liga, o FC Arouca deslocou-se ao terreno do Boavista e venceu por 1-3, num jogo que teve várias idas ao VAR e só um período final eletrizante evitou um embaraçoso empate.

Quanto às escolhas dos técnicos, Cristiano Bacci trocou o castigado Abascal pelo médio Marco Ribeiro, puxando Bruno Onyemaechi para central. Já Vasco Seabra fez render Sylla e Loum por Pablo e David Simão.

Num primeiro tempo que continuou a mostrar o porquê de ambas as equipas dividirem entre si o estatuto de pior ataque da Liga, foi o FCA quem entrou melhor na partida, com Jason a manter-se como o principal elemento perigoso do ataque. Ao minuto 21, um lance dentro da área dos caseiros gerou bastantes protestos dos arouquenses. Isto por que uma tentativa de cabeceamento de Marozau foi travada pelo braço de Onyemaeachi dentro da área. Chamado pelo VAR, o árbitro fez longa análise ao lance, mas entendeu não haver grande penalidade (o sistema de som do Estádio do Bessa não permitiu que se ouvisse a explicação de Gustavo Correia).

Desse momento em diante, o Boavista foi crescendo no encontro, aproveitando a apatia coletiva e as falhas na construção de jogo arouquense. No último minuto de compensação do primeiro tempo, Seba Pérez, já com amarelo, puxou ostensivamente Fontán na área e, aí, não houve margem para dúvidas. Após o segundo amarelo para Seba Pérez, Jason, na cobrança do castigo máximo, colocou a bola no fundo das redes, levando o FC Arouca para o intervalo em vantagem.

Do arranque do segundo tempo até à hora de jogo, mesmo com o Boavista a jogar com 10, nenhuma das duas equipas soube assumir as rédeas do jogo e só o Boavista fez um remate, de livre, contra a barreira. Ambas as equipas revelaram muitíssimas dificuldades em chegar com bola e com qualidade a zonas avançadas para poder rematar, principalmente por inércia própria, mas também pelas faltas que cada equipa foi fazendo. A partida adormecida acordou quando Mantl deu uma oferta de todo o tamanho a Salvador Agra ao minuto 71, entregando-lhe a bola, algo que o extremo axadrezado aproveitou para reestabelecer o empate.

Mesmo estando a jogar desde o intervalo com mais um em campo, esta oferta do guardião arouquense acordou pela primeira vez os Lobos de Arouca no segundo tempo, que voltaram a colocar-se em vantagem dois minutos depois, com uma potente e precisa cabeçada de Fontán. O lance, contudo, viria a ser anulado após revisão VAR, por fora de jogo de 4 cm’s de Danté.

Até ao final, ambas as equipas deram tudo o que tinham, mas esse tudo foi sempre insuficiente nesse período de tempo. Só outro penálti, novamente no período de compensação, salvou o FC Arouca. Trezza foi pisado por Onyemaechi dentro da área e Yalçin, na cobrança, fez o 1-2. Aproveitando o período extra dado pelo árbitro (fruto da paragem para ir ao VAR), o Boavista desmoronou e Yalçin voltou a fazer o gosto ao pé.

Assim, o FCA termina a primeira volta da Liga fora do último lugar, estando provisoriamente em 15º lugar com 15 pontos.

Tempo de compensação: 4 minutos na primeira parte, 7 na segunda.

Suplentes Boavista:

Tomé (GR); I.Camara, G.Almeida, A.Marques, T.Silva (DF), M.Namora, T.Machado, D.Llorente, J.Barros(AV)

Suplentes Arouca:

Valido(GR); A.Pinto, Popovic, Danté (DF); Loum, Sylla, Fukui (MD); Puche, Yalçin (AV)

Ficaram de fora Galovic, P.Moreira, H.Araújo (lesão), Kouassi, Busquets, M.Rocha.

Substituições Boavista:

76 – Saiu P.Gomes, entrou G.Almeida

84 – Saiu Agra, entrou J.Barros

89 – Saíram Vukotic e Bozenik, entraram I.Camara e T.Machado

Substituições Arouca:

Intervalo – Saiu D.Simão, entrou Loum

55 – Saiu Weverson, entrou Danté

62 – Saiu Marozau, entrou Yalçin

78 – Saíram Jason e Pablo, entraram Puche e Sylla

Arbitragem:

Gustavo Correia, Inácio.P, André.D e Fábio.M. No VAR, Manuel Oliveira e Sérgio.J

Disciplina Boavista:

Cartão amarelo a S.Pérez (8 e 45+4), Agra (50), P.Gomes (54) e Onyemaechi (90+1)

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a D.Simão (40), Weverson (47), Pablo (70), Fontán (74), P.Santos (82), Yalçin (90+6) e Mantl (90+12)

Onzes titulares de Boavista e FC Arouca

Texto: Simão Duarte

Foto: Pedro Fontes

© 2025 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica