O arouquense Tiago Soares, escuteiro no agrupamento 1302 de Rossas desde 2015, foi selecionado para representar o escutismo a nível nacional na Suécia, em Tjörnarp, num evento realizado neste mês de abril. O jovem participou em diversas atividades com o objetivo de organizar um projeto local ligado à conservação da biodiversidade e natureza, que contará com o apoio do Agrupamento de Escolas de Arouca e da Associação Geopark Arouca.
“Considero que a conservação do ambiente é um dos temas de maior relevância abordados no escutismo, e, com estas atividades e campanhas, contribui-se para que o escutismo seja um exemplo de organização ativa neste assunto, concedendo também à nossa organização uma voz presente e audível para todos os cidadãos acerca deste tema. Para isto, comprometi-me a realizar um projeto no âmbito da “Earth Tribe”, uma campanha de atividades que promove a conservação da natureza através de diferentes projetos locais e nacionais”, referiu o jovem ao DD. “Através desta proposta participei na edição de 2024 do Agora, em Tjörnarp, na Suécia, juntamente com a Maria e o Diogo, mais dois escuteiros do Corpo Nacional de Escutas. A nossa participação no Agora foi, então, uma ferramenta para adquirir novas competências para a realização destes projetos nas nossas comunidades locais, bem como um local de partilha de experiências e diferentes projetos escutistas”, acrescentou.
O evento contou com a representação de 22 países europeus e, de acordo com a abordagem à sustentabilidade no escutismo adotada pela edição 2024 do Agora, foi possível a discussão acerca deste tema, formulando algumas ideias e projetos neste âmbito.