Turismo

Percursos pedestres

PR5 Rota das Tormentas

Características do percurso:
O PR5 "Rota das Tormentas" é um percurso pedestre de pequena rota.

Distância a percorrer:
8 100 m.

Nível de dificuldade:
Médio, requerendo alguma prática.

Desníveis:
Este percurso tem vários desniveis. Oprimeiro moderado e descendente, e vai de Silveiras à Ribeira. O segundo desnivel moderado a forte de silveiras à Portela da Malhada. O percurso continua pelo estradão da comeada a Meitriz/rio Paiva: Aqui o desnivel é descendente forte. Do Rio Paiva á Portela o desnivel é ascendente Moderado, e a terminar entre a Portela e Janarde é descendente suave.

Tipo de caminho:
Caminhos tradicionais sendo alguns de calçada, especialmente junto às aldeias. Trilhos de montanha e alguns estradões.

Descrição do percurso:
O PR "Rota das Tormentas" inicia-se junto à Capela de Silveiras, descendo até à Ribeira do mesmo nome. Depois do atravessamento desta inicia-se a subida, primeiro por um caminho de calçada, depois por trilhos de montanha até ao ponto mais alto do percurso: à Portela Malhada com 646 metros de altitude.
O caminho prossegue pela curva de nível, não descendendo nem subindo significativamente, ate iniciar a descida para Cortegaça. Durante este trajecto, a paisagem é deslumbrante: vales profundos que se encaminham para o vale do Paiva, encostas íngremes e floridas, a vista da serra de Montemuro ao longe, a norte...

Em Cortegaça inicia-se uma pequena subida até à cumeada, onde existe um estradão à esquerda, sendo a estrada à direita asfaltada.
Vamos pelo estradão durante cerca de 200 metros iniciando-se aí a descida para Meitriz. Este caminho era o que ligava o "caminho dos funerais" a Meitriz sem ir a Portela por onde antigamente descia o gado para a feira de Castro de Aire. É conhecido pelo "caminho das vacas".

A descida até Meitriz é em zig-zag passando por dentro da aldeia, e seguindo até a ponte sobre o Rio Paiva que faz a ligação com Além-do-Barco e com Sobral mais acima. Se continuássemos pelo mesmo caminho chegávamos a Alvarenga.
Sem atravessar a ponte, inicia-se a subida pelo estradão que nos leva ao antigo "caminho dos funerais" de Meitriz.

Subimo-lo passando por detrás de uma casa de construção recente e por uma portela até ao antigo caminho de Silveiras (hoje cortada pelos estradões), iniciando-se aí suave descida para Janarde.
Ao longo deste caminho fruímos belas panorâmicas sobre o Rio Paiva, com os seus meandros e pequenas praias fluviais.

Por fim chega-se ao largo da Igreja matriz de Janarde.
Como o percurso esta marcado nos dois sentidos é possível iniciado em janarde e fazer a acenção ate silveiras. Neste sentido o grau de dificuldade aumenta de moderado/difícil para muito difícil ou "tormentoso", se bem que sempre contornando o Alto das Tormentas.

NFORMAÇÕES ÚTEIS:

Festas e Romarias:

  • Sta Barbara - último domingo de Maio

  • S. Barnabé, St António e Mártir S. Sebastião - Junho

© 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica