Turismo

Património histórico

Memorial de Santo António

Este monumento é dos mais importantes de um conjunto de outros que do mesmo género se encontram no Norte do país. É também, no conjunto dos monumentos do género, encontrados à beira de antigas vias que ligavam Arouca ao berço da nacionalidade, dos mais elegantes e completos. Trata-se de um arco funerário, também denominado memorial ou marmoiral, e que terá servido para perpetuar a memória de um nobre importante da localidade, aquando do seu falecimento.

Foi construído à beira da estrada, no cruzamento das vias para Norte e para o litoral, o cruzamento para Castelo de Paiva e para o Porto, a cerca de 2 Kms a Poente do Mosteiro.

É românico e datado do século XII. Foi classificado Imóvel de Interesse Público, segundo o Decreto 38 491 de 16. De Junho de 1910. A datação e por comparação com outros monumentos do género, não ficam dúvidas quanto à sua função de monumento funerário. Por aí se desfaz a lenda popular que atribui a este monumento o nome de arco da Rainha Santa, por supostamente aí ter parado para descansar, o jumento que transportava o caixão com Santa Mafalda, que teria morrido em Rio Tinto, perto do Porto.

© 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica