Turismo

Património histórico

Torre medieval

A Torre Medieval do Burgo é um edifício com características góticas, edificada a meia encosta, com domínio visual sobre o vale de Arouca e de frente para o Castro de Valinhas que lhe sustenta a lenda de "Torre dos Mouros" que vem dos tempos da Reconquista Cristã, em tempos medievais.

A Torre e a quinta onde se situa pertenceram a cavaleiros medievais. Referentes à sua transacção ou penhora existem diversos documentos datados do século XIII. Ainda no século XIII a quinta dos mouros pertenceu ao Mosteiro de Paços de Sousa que a transmitiu aos Jesuítas em 1283. A sua posse passaria depois para a Universidade de Coimbra que acabaria por vendê-la.

A Torre teve no seu interior uma cisterna que se encontra aterrada. De características militares defensivas, a Torre tem seteiras e elementos góticos na cornija. A torre dos mouros é um edifício sólido, em granito, único no concelho e encontra-se em bom estado de conservação, apesar de ser utilizada como palheiro e não ter qualquer intervenção oficial, quer no que diz respeito à sua conservação, quer à classificação como imóvel de interesse público. Por isso, pode visitar-se só com autorização dos proprietários.

© 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica